quarta-feira, 18 de maio de 2011

"PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES"



O 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória - ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.
 Hoje acontece com freqüência violência contra a criança e o adolescente de várias formas. Pois, essa violência envolve várias causas quando se considera as relações de classe social, de raça, de etnia e de questões econômicas. Diante desse contexto, é preciso que as Escolas, Igrejas, Associações, Poder Público e Sociedade Civil trabalhem unidos, estejam organizadas, engajadas e conscientes do seu compromisso diante dessa temática. Para tanto, o grande desafio da sociedade hoje é levantar a voz e segurar com honra a bandeira de combate a violência e abuso sexual contra a criança e o adolescente, bem como, a Exploração Sexual e todo e qualquer tipo de violência existente.
O professor e poeta popular JRhuann em seu poema Violência deixa claro os diversos tipos de violência existentes, dos quais precisam serem esclarecido para a sociedade. Veja:
 VIOLÊNCIA
A violência está presente
De várias formas na vida da gente.
Homens, mulheres, gritos inocentes
Arregalados olhos, Tristes lágrimas
Vida breve, Tempo cinza,
Mundo ADEUS!
Violência física, Violência verbal
Violência no trânsito, Violência sexual.
Contudo, é inaceitável qualquer tipo de violência contra a criança e o
Adolescente, principalmente, o de cor negra, apesar da abolição, vem
sofrendo a séculos a violência da exclusão social e do desrespeito por suas culturas e Tradições. Isso também não é violência? Por sua vez, é preciso que a população busque-o superar não só a violência sexual e a exploração sexual, mas também qualquer tipo de violência contra o ser humano, sem distinção de cor, de raça ou religião, promovendo o debate e a discussão em defesa da vida sempre, protegida de qualquer ato de Violência.