terça-feira, 23 de agosto de 2011

I Circuito Excepcional Folclórico na CCP de Santa Cruz



A Casa de Cultura Palácio do Inharé de Santa Cruz está preparando uma vasta programação para o próximo domingo, 21, segunda - que é o Dia Mundial do Folclore - e também na terça-feira, na qual participarão alunos da APAE, NAPS, CAPS e a comunidade em geral, dentro do evento I Circuito Excepcional Folclórico. De acordo com a coordenação da CCP, os alunos terão momentos de atividades artísticas, além de oficinas de dança folclórica e palestras.


O I Circuito Excepcional Folclórico é uma ação integrada que possibilitará o intercâmbio das entidades, permitindo à pessoa com deficiência, um contato direto com o saber folclórico, além de, paralelamente, sensibilizar a sociedade para construção da acessibilidade da pessoa com deficiência intelectual que começa a partir de mudanças de conceitos e atitudes e a incorporação de valores indispensáveis para que o convívio social do deficiente seja efetivo, tais como a tolerância e o respeito.


Sabe-se que a inserção de pessoas com deficiência - seja intelectual ou física - na sociedade brasileira é lenta, o preconceito é notório em grande parcela da população, quando percebe sua negação ou coisificação do ser humano com alguma deficiência.


A Organização dos Estados Americanos – OEA declarou a “Década das Américas: pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência, durante o período 2006-2016”, elegendo como lema: IGUALDADE, DIGNIDADE E PARTICIPAÇÃO. Tal declaração visa alcançar o reconhecimento e o pleno exercício dos direitos e da dignidade das pessoas com deficiência, e seu direito de participar plenamente da vida econômica, social, cultural, política e no desenvolvimento de suas sociedades, sem discriminação e em situação de igualdade com os demais cidadãos. O Palácio Inharé entende como fundamental a adoção deste lema para que a cultura genuína se estabeleça também no seio dessa minoria excluída. Igualdade, Dignidade e Participação – A excelência de um trabalho conduzido com entusiasmo para pessoas especiais.

CCP de Janduís passa por processo de revitalização

A Casa de Cultura Vapor das Artes está passando por um significativo processo de revitalização. O primeiro passo foi a instalação da Coordenação de Cultura na sede da Casa. A partir de um relatório estrutural, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD) garantiu as melhorias necessárias para o bom funcionamento do órgão. Os artistas e a sociedade civil também estão contribuindo, de forma decisiva, para esse processo de revitalização.

Resolvidas essas questões, o coordenador de Cultura Rogério Silva passou a organizar a Casa de Cultura, fazendo todo o agendamento de ensaios e as programações desse importante espaço de cultura, em Janduís. Uma comissão, formada por artistas locais, organiza, em parceria com a Coordenação de Cultura, toda essa parte de eventos e de programações que a Casa de Cultura vai proporcionar para a comunidade. O objetivo maior desse trabalho é garantir um espaço adequado para a classe artística e garantir uma série de atividades dentro do calendário cultural do Município.